O desespero dos pescadores.

Esta curta narrativa do decrescente optimismo dos vários pescadores saharauis que pescam com as suas canas nos mares do Sahara Ocidental, ilustra como as autoridades marroquinas e os acordos de pesca da UE têm vindo a pilhar os mares e a negaram a estes pescadores não apenas a esperança, mas também o seu modo de vida.

Partimos no final da tarde para a outra margem do rio, que desembocava no oceano Atlântico. Sabíamos que a água estava um pouco mais quente, o que era um sinal de uma boa noite de pesca. Arrumamos as nossas canas e os sacos, passamos pela loja mais próxima para levar os restantes mantimentos em falta, antes de partirmos para a praia ‘Zbeira’ – a cerca de 38 milhas abaixo do outro lado do rio Península. Tínhamos de estar lá um pouco antes do pôr-do-sol.

Desde a falésia ou da praia, avistávamos do outro lado do rio, as luzes que se acendiam, prontas para iluminar as ruas da cidade e dos arredores. Eu e o meu amigo, repartimos a bagagem para pudermos descer a falésia entre as grandes rochas até às águas do rio. Foi sempre uma aventura, descer aquele penhasco arriscado com toda aquela carga pesada de canas nos braços e mochilas às costas. Um único deslize poderia ser muito perigoso e definitivamente lamentável, mas tínhamos experiência suficiente para descer com segurança. Na praia, armei uma pequena tenda e comecei a fazer o chá saharaui; a primeira coisa que um saharaui deve beber antes de ir para qualquer tipo de trabalho, enquanto o meu amigo, e como de costume, preparava as canas de pesca prendendo-lhes algumas estrelas luminosas no topo para que, quando apanhassem alguma coisa, nós pudesse vê-las a vergaram indicando a captura de um peixe, mesmo a uma longa distância.

Antes mesmo de beber a primeira chávena de chá, Swallam já tinha lançado a sua linha, fixado a vara num suporte que enterrou bem fundo na areia da praia e voltou para tomar a sua chávena de chá. Ficou um pouco frio e o vento começou a soprar suavemente do lado noroeste do rio. Estava quase escuro quando lancei minha linha presa a uma linha de anzol duplo com diferentes iscos. Nesse local de pesca, normalmente os pescadores pescam robalo e dourada, e por isso escolhemos aquele local,  tal era a vontade de  voltar para casa com alguns peixes deliciosos para que as nossas famílias pudessem comer o que o seu mar sempre lhes ofereceu.

As costas do Sahara Ocidental são consideradas umas das mais ricas do planeta e contêm algumas das espécies de peixes mais valiosas e de elevada qualidade. Dizem que nem todos os dias de pesca são bons, e provavelmente foi isso que nos pareceu nas primeiras horas. Por volta da meia-noite ainda nenhum peixe tinha sido atraído pelos nossos diferentes iscos. O meu amigo disse: ‘Se queres pescar, tens que pensar como um peixe.’ Na verdade, não conseguimos apanhar um único peixe e isso significava para ele que tínhamos que diversificar as nossas tácticas para pudermos fazer com que os peixes comessem os nossos iscos. No entanto, outras duas horas de diferentes tácticas não deram em nada, e cada vez que o meu amigo usava uma nova táctica, dava   uma explicação e queria que tivesse resultados imediatos, mas em vão. Já eram duas horas da manhã e não saía nada daquele mar fluvial. Fiquei entediado e com fome e decidi relaxar e comer alguma coisa.

Subi o penhasco e enquanto preparava a comida, alguns homens saíram de um carro que parou, após uma guinada em câmara lenta bem no alto do penhasco. Acenderam as luzes das suas lanternas e desceram o penhasco. Pareciam estar familiarizados com os caminhos secretos entre as passagens rochosas até à praia de Zbeira onde nós pescávamos. Não entramos em pânico porque era comum ver pescadores a chegar tarde da noite para pescar, ou mesmo à procura de um lugar melhor para pescar, e foi isso que de fato os fez vir para perto de nós aquela hora; eram, na verdade, pescadores saharauis à procura de um local de melhor para a pesca. Disseram que já há alguns  dias pescavam em diferentes  lugares, mas não conseguiam apanhar nenhum peixe, e que finalmente decidiram vir àquele local numa tentativa de apanhar alguma coisa. Mas esses homens não eram como nós, eram pescadores saharauis profissionais e, para eles, a pesca era uma profissão. Era a pesca a sua única fonte de rendimento para alimentarem as suas famílias. Era o seu trabalho. Desceram o penhasco,  e rapidamente montaram as suas longas canas de pesca com iscas pesadas à medida que se espalhavam por diferentes lugares; dois deles em cima das rochas, enquanto os outros dois preferiram ficar na areia e pescar aí mesmo. Servi-lhes chá e deitei-me na pequena tenda acordando na manhã seguinte ao som de altos gritos que me chamavam para tomar o café da manhã. Inconscientemente, eu tinha adormecido.
Juntei-me a eles para o pequeno-almoço, enquanto os raios de sol começavam a espreitar por entre as rochas do penhasco aquecendo-nos. Apesar de terem estado a pescar a noite inteira, nenhum peixe tinha mordido iscos.

‘Eles não nos deixaram nada’, disse um deles.

‘Quem são eles?’ Perguntei eu enquanto bocejava.

“Esse bando de marroquinos”, respondeu ele com raiva.

“Não só marroquinos, mas também esta enorme quantidade de frotas europeias e estrangeiras espalhadas pelos nossos mares”, respondeu o meu amigo.

“Quando tinha a tua idade os peixes nadavam e vinham ao de cima da água, parecia que estavam à espera quer os apanhássemos, nem eram precisas canas de pesca. Costumávamos apanha-los com as nossas próprias mãos, como fazem os ursos, mas isso foi nos velhos tempos, quando eu era tão jovem como tu, antes de sermos invadidos pelos marroquinos. Eram tempos lindos ‘, disse o velho e continuou:’ O Sahara Ocidental é como a história do camelo roubado. ‘

– E essa história é sobre o quê?
Perguntei eu.

“Houve um homem que roubou um camelo mas disse tê-lo encontrado perdido no deserto. Levou-o até estar pronto para ser vendido no mercado. Mas no mercado, de repente apareceu o dono, que conhecia bem o camelo através de uma marca que ele mesmo tinha gravado na sua cauda, pormenor difícil de ser identificado. Quando reconheceu o seu camelo decidiu chamar o juiz. Ao tribunal, o ladrão de camelos disse:

‘Senhor juiz, este é o meu camelo. Achei um camelo pequeno, muito pequeno, perdido no deserto e resgatei-o. Fui eu quem o regou, alimentou e providenciou todo o bem-estar até que se tornou neste assim GRANDE. É o meu camelo e ninguém mo pode pode tirar.

O juiz olhou para ele e disse surpreso ‘Deus criou um camelo para viver no deserto porque ele pode suportar a sede e a fome durante meses até que o seu dono possa encontrar, e geralmente um camelo volta sozinho para a sua casa. Um camelo não é uma vaca. É um camelo roubado e você deve devolvê-lo ao seu dono. Hoje tal como amanhã, o camelo nunca poderá ser seu.

Ficamos em silêncio por um momento.

“O ocupante marroquino apagou todas as formas de vida dos nossos mares e aqui ficamos sem nada. O restante é levado por esses impiedosos navios russos e europeus. Como vamos viver e alimentar as nossas famílias, agora sem a única fonte que tínhamos? ‘ Retorquiu o outro.

‘Sim homem, isso é verdade’, disse o meu companheiro, ‘este é um pobre peixe e até perdeu qualquer senso lógico de raciocínio instintivo.

Os barcos marroquinos por todos os lados junto com os estrangeiros, e os pequenos barcos dos colonos marroquinos apagam tudo o que resta. Aqui no Sahara Ocidental, seja qual for a direcção que o peixe tome, há alguém que o segue. O pobre peixe enlouqueceu. Mas aqui estamos nós, os nativos saharauis à espera de qualquer peixe remanescente para nos alimentar-mos a nós e às nossas famílias, contudo sem nada e abandonados ao nosso destino. Tenho tentado todos os tipos de tácticas a noite toda e nunca consigo nada. ‘

‘Temos feito o nosso melhor para conseguir alguma coisa ao longo de  um mês inteiro.’ Disse um dos pescadores com um sorriso amargo e prosseguiu: ‘e até agora, ainda não conseguimos nada. A escassa quantidade de peixes que conseguimos apanhar parece que se está a acabar e tudo o que devemos fazer, rapazes, é falar ou morrer a tentar.

‘Bem, para mim pessoalmente, falar abertamente significa prisão e tortura, uma tortura horrível e inacreditável’, replicou outro homem.
“Os únicos perdedores de todo este jogo de pesca somos nós, os saharauis. Vejam, os marroquinos obtêm um lucro enorme com o acordo de pesca com a UE e todo o resto é levado pelo rei marroquino e seus altos oficiais civis e militares, e tudo o que resta é levado impiedosamente por esses colonos marroquinos espalhados por todas as nossas costas. ‘

Os pescadores de repente ficaram em silêncio, meditando sobre as águas azuis, como se estivessem a tentar imaginar uma solução alternativa para a sua vida miserável.

Desesperados, e sem o último adeus, silenciosamente eles empacotaram as suas coisas, subiram o penhasco e desapareceram. Mas sobre as remotas águas azuis, um navio monstro balançava..

[links de pesca extra:
“> http://www.youtube.com/watch?v=4d-LSX4Xakk”>
http: // www .guardian.co.uk / commentisfree / 2010 / jul / 10 / fishing-western-sahara-european-comissão

Por: Khalil Asmar

[views]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.